Letra E - Erro

           


            Poderíamos conversar sobre ego, egoísmo, empirismo, ética, estética, tantas palavras.... Mas essas vocês encontram com facilidade na internet, então resolvi escolher a palavra ERRO para nosso bate papo de hoje!

            Bora?

            Uma palavrinha tão pequenininha mas que causa um incomodo imenso. Ninguém gosta de estar errado.

            O erro está presente na filosofia desde o começo, antes mesmo de Aristóteles. Sua concepção mudou muito com o tempo, alguns associavam o erro ao mal, outros aos sentidos – se fossemos só intelecto, não erraríamos, outros diziam que o erro não existe...

            O problema é quando a ausência de erro passou a ser associado a inteligência, ou seja, se erro, sou burro.

            No livro ‘Mindset’ a autora associa o medo do erro a uma mentalidade fixa (recomendo a leitura!). Na escola percebi que os estudantes estão completamente apavorados com medo do erro, por isso nem sequer tentam.

            Quem não faz nada, não tem como errar, certo?

            Não sei se esse pânico do erro nos jovens de hoje vem do uso das redes sociais, da nova moda do cancelamento ou da mentalidade fixa que acredita que o seu valor pode diminuir com os seus erros, ao invés da mentalidade que acredita que o erro pode ser o melhor professor, ele não diminui o nosso valor, ele nos torna melhores.

            O erro é pedagógico e inevitável. “Ele dá origem a indagações mais precisas e é o elemento motor do conhecimento” Bachelard. Ou seja, sem erro, sem aprendizagem. Ele não define a inteligência, nem o caráter (desde que você esteja disposto a aprender com eles).  

 

            Para resumir: errado mesmo é aquele que discorda de mim!

            Quem concorda levanta a mão! ✋😂

Comentários