Letra C - Ciência

 


            Olha, essa foi bem difícil de escolher, tem tantas palavras que poderíamos conversar na letra C: ceticismo, Cícero, coletivismo, conceito, entre outras... Mas, resolvi escolher uma palavra que está em alta: CIÊNCIA.

            Você acha que a ciência é a mesma desde que ela surgiu?

            Não! 

            A ciência nasce com um conhecimento ‘garantido, certo’ (episteme), oposto da opinião (doxa) – que não teria bases sólidas.

            Para o tio Ari (Aristóteles) a ciência é o conhecimento observacional (vem dos nossos sentidos), os estoicos vão mais longe e dizem que a ciência é uma compreensão segura, certa e imutável fundada na razão.

            O perigo das concepções antigas da ciência está na palavra ‘imutável’!

            Quando pensamos na ciência precisamos lembrar de um ponto muito importante: ela é feita por seres humanos! E seres humanos tem crenças, opiniões, interesses etc. Sendo assim, saiba a ciência não é NEUTRA (ela sempre tem um interesse – o interesse daquele que realizou a pesquisa).

            Não ser neutra faz com que a ciência seja ruim, ou pouco confiável?

            Não!

            Não é ruim que a ciência não seja neutra, só é importante não se enganar e nem ser ingênuo.

            Quanto a confiabilidade da ciência.... a ciência contemporânea parte do princípio da refutação. Mas, que diacho é refutação?

            Calma, é a ideia de que a forma de provar que uma teoria é correta é tentando de todo jeito prová-la errada (ou seja, refutá-la). Se a ideia resistir a várias tentativas de provar que não é verdadeira, provavelmente, é.

            Você notou que utilizei a palavra provavelmente? Pois é, a ciência nos nossos dias sabe que o seu conhecimento não é eterno e que suas teorias serão substituídas por outras conforme as pesquisas e o conhecimento avancem.

            Então, quer dizer que não dá para confiar em nada da ciência, porque ela será substituída?

            Não! Quer dizer que por hora esse é o melhor conhecimento que temos e devemos trabalhar com ele, porém, não devemos ser fanáticos, acreditando que é uma verdade absoluta.

            A grande lição que a ciência tem a nos ensinar é a HUMILDADE de saber que no fundo não sabemos de nada, precisamos continuar sempre estudando com a cabeça ABERTA.

Comentários